Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Partilhe esta Página

  

 

 

 

 

 

 


EMCFA – ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS
EMCFA – ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS

 

Criado em agosto de 2010, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas brasileiras opera com o propósito de planejar ações integradas entre as três Forças Armadas do País, auxiliando o Ministério da Defesa no uso mais adequado dos recursos em operações especiais e missões de paz.

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas auxilia no cumprimento da Estratégia Nacional de Defesa, projeto de modernização do setor, e ainda oferece apoio logístico para operações de segurança pública, como na ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2010, quando as Forças Armadas nacionais atuaram como suporte à polícia e à Secretaria de Segurança Pública do Estado, com o aporte de soldados e equipamentos.


A ajuda humanitária às vítimas de enchentes no País também recebeu apoio das Forças Armadas por meio do Estado-Maior. Essas operações retiraram pessoas de áreas de risco, coordenaram a instalação de pontes móveis e hospitais de campanha. Outras operações coordenadas pelo órgão foram os transportes de urnas eletrônicas e de provas do Enem.

No âmbito internacional, o Estado-Maior intensificou a participação das Forças Armadas brasileiras na missão de paz no Haiti, com o emprego de mais um batalhão de infantaria após o terremoto que solapou a infraestrutura do país em 2010.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas é indicado pelo Ministério da Defesa e nomeado pelo presidente da República.

Fontes:
Lei Complementar n. 97/ 1999
Ministério da Defesa