Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Partilhe este Site...

  

 

 

 

 

 

 


EMCFA – ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS
EMCFA – ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS

 

Criado em agosto de 2010, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas brasileiras opera com o propósito de planejar ações integradas entre as três Forças Armadas do País, auxiliando o Ministério da Defesa no uso mais adequado dos recursos em operações especiais e missões de paz.

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas auxilia no cumprimento da Estratégia Nacional de Defesa, projeto de modernização do setor, e ainda oferece apoio logístico para operações de segurança pública, como na ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2010, quando as Forças Armadas nacionais atuaram como suporte à polícia e à Secretaria de Segurança Pública do Estado, com o aporte de soldados e equipamentos.


A ajuda humanitária às vítimas de enchentes no País também recebeu apoio das Forças Armadas por meio do Estado-Maior. Essas operações retiraram pessoas de áreas de risco, coordenaram a instalação de pontes móveis e hospitais de campanha. Outras operações coordenadas pelo órgão foram os transportes de urnas eletrônicas e de provas do Enem.

No âmbito internacional, o Estado-Maior intensificou a participação das Forças Armadas brasileiras na missão de paz no Haiti, com o emprego de mais um batalhão de infantaria após o terremoto que solapou a infraestrutura do país em 2010.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas é indicado pelo Ministério da Defesa e nomeado pelo presidente da República.

Fontes:
Lei Complementar n. 97/ 1999
Ministério da Defesa